quarta-feira, março 07, 2012

PRIMEIRA MENSAGEM AOS CONTERRANOS......E AOS "NORDESTINOS"



      Amados conterrânos e conterrânas.

    A Desunião entre os Nordestinos,Conterrâneos, e Forrozeiros, em São Paulo é tão antiga e tão forte, que é hoje, a maior inimiga, ou adversária dos nossos IDEAIS SOCIAIS E CULTURAIS.
   É uma questão de honra nossa, nos unirmos para extirpar do nosso meio esse câncer cultural, esse mal, ou doença social, que nos debilita, nos enfraquece, e nos deixa vulnerável perante nossos invisíveis adversários, que se escondem nas sombras da CONTERRANOFOBIA., Um mal que nos ataca em silêncio, nos boicota na mídia, nos desvaloriza, e nos humilha no trabalho, nos impede de termos acesso aos altos cargos públicos, a canais de televisão, a emissoras de rádio, e a ter cidadania.
●  Com raras exceções, os Conterrânos só se unem no FORRÓ, quando se trata de conseguir lucros e vantagens comerciais.
●  Não existe um mínimo de união cultural, ou união ideológica, em torno de questões sociais, culturais, solidárias, políticas, musicais, estruturais, folclóricas, ou assistenciais.
●  Não temos nenhuma representatividade política, cultural, social, etc, em nenhuma cidade da região, que seja reconhecida pelo Estado, por Prefeituras ou por suas Secretarias.
●  Não há um só órgão, ou centro sociocultural envolvendo conterrâneos e forrozeiros; operários, artistas, jornalistas, escritores, radialistas, etc, na região.
●  Enquanto isso, culturas e comunidades como afro-brasileira, cultura gay, cultura sertaneja/caipira, cultura hip-hop, cultura do futebol,  cultura gospel, etc, estão cada vez mais organizadas e fortes, conquistando seus direitos, seus espaços culturais, programas nas grandes emissoras (que as apoiam), e tendo seus representantes políticos, e culturais, nas cidades, nos bairros, nas secretarias e câmaras de vereadores.
E nós: nordestinos, conterrâneos, e forrozeiros? Até quando ficaremos desunidos, desorganizados e desestruturados?
●  Até quando seremos vítimas de racismo, discriminação e preconceito? Sem nos defendermos; sem responder à altura aqueles que nos desrespeitam, nos discriminam, nos boicota, nos humilha, e nos torna em vítimas da conterranofobia.
● Os blogs, as cronicas e os livros que ofereço a todos vós, simbolizam nosso primeiro passo em direção à uma União Conterranista, organizada, ideológica, cultural, entre trabalhadores, artistas, operários, comerciantes, músicos, empresários, donas de casa, autônomos, intelectuais, líderes comunitários, radialistas, escritores, poetas, etc, forrozeiros forrozeiras, nordestinos, nortistas, norte mineiros, conterrâneos em geral de toda região.
●  Um futuro trabalho em conjunto dos COLUNISTAS E COLABORADORES deste jornal, vindos de todas as cidades do Brasil, será uma prova que
  Uma futura união entre Conterrâneos é possível, e precisa  ser urgente, pois hoje: Março de 2012, O CONTERRANISMO É UM EXÉRCITO, OU A LUTA DE HOMEM SÓ : LUCIO-X, este poeta que vos escreve.
Basta cada um de nós, deixar de lado nossas vaidades, nossas diferenças, nossos interesses meramente financeiros; basta deixar de lado o individualismo e nos unirmos em uma ideal comum, um ideal grupal, onde seremos fortes, tanto em nossa defesa e crescimento pessoal, quanto na defesa e valorização do nosso povo e da nossa cultura.
●       A manutenção, a propagação e a distribuição deste jornal, por toda a comunidade conterrânea/nordestina por todo o Brasil, assim como sua versão na internet,será uma prova ainda maior, que juntos seremos capazes de construir uma grande sociedade cultural e ideológica:A SOCIEDADE OXENTE -capaz de ter representantes nas câmaras municipais, nas secretarias, nos bairros e comunidades; representantes culturais, sociais e políticos, por toda as cidades onde quer que haja o nosso povo esquecido, discriminado e abandonado.
●   No dia que adotarmos o Conterranismo como nosso instrumento de defesa, inspiração de luta cultural, luta social, e na busca por cidadania, seremos capazes de fundar um órgão em nível nacional, uma “sociedade oxente” com sedes sociais, culturais ou políticas em todas as cidades do Brasil.
●   Poderemos ter em emissoras de rádio e televisão, jornais, revistas, gráficas, veículos, equipamentos, estúdios, centros culturais, e um organizado núcleo diretor administrativo tanto no plano nacional, como em cada cidade.
●  Um grupo de Conterrâneos e Conterrâneas, verdadeiros MESTRES DO OXENTE, Defensores, do nosso povo, CONTERRANISTAS, capazes de Unir, Inspirar, Orientar, Ensinar, Conscientizar, Informar e Defender, nossos milhões, de conterrâneos e conterrâneas...
  ...Desenvolvendo a nossa CONSCIÊNCIA CONTERRANEA
●  Um grupo, ou uma legião de verdadeiros forrozeiros e forrozeiras que irão expor, defender, difundir, valorizar e ensinar, - de forma organizada e ideológica –
Nossos valores culturais, folclóricos, musicais, artísticos, raciais, intelectuais, morais, espirituais, e trabalhistas.
●       A nossa luta é uma luta justa, cristã e patriótica.
●  É a luta por justiça social, igualdade e respeito para com todos nós.
●   É   a luta contra a Conterranofobia: a discriminação racial, social, cultural, musical, profissional, etc, contra nós, os conterrâneos.
●   A Conterranofobia, é uma atitude não declarada, de nos desvalorizar e nos discriminar, em todos os sentidos: racial, musical, cultural, artística, profissional, social, comercial, trabalhista, regional, intelectual, etc.;de rebaixar, e e segregar culturalmente, as pessoas, os valores, os símbolos do povo conterraneo e da cultura oxente/conterrânea, impedindo-nos de ter um acesso justo e igual nas telecomunicações, na política, nas questões sociais, e na igualdade, respeito, apoio, valorização, e exposição cultural, que é dado pelo governo e pela mídia, a outras culturas.
●  A principal meta da conterranofobia, é impedir que os nordestinos e conterrâneos, tenham acesso à cidadania, aos altos cargos políticos, à mídia, aos canais de televisão, às grandes emissoras de rádio, ás diretorias dos sindicatos, aos programas de televisão, aos programas culturais municipais, estaduais e federais, as concessões de rádio e TV, aos calendários culturais das cidades, e muito mais...
●  Somos todos os dias atacados covardemente por invisíveis e camuflados adversários do nosso povo, nossa cultura e nossos ideais.
    Aí,eu pergunto : Até quando meu povo?
●  ...Até quando aceitaremos calados tanto desrespeito à nossa gente?
    Procuramos por nosso povo, por nossa cultura, por nossa música, nossos símbolos culturais, e humanos, nos lugares acima citados e saberão o quanto a perseguição, a discriminação, o preconceito, aos conterrâneos, nordestinos e forrozeiros, tem impedido nossas realizações profissionais, nossas conquistas sociais, e os nosso objetivos de expor, exaltar, difundir e valorizar a nossa cultura. E mais: impedindo e contribuindo para que nosso povo não tenha voz, visibilidade, representatividade, e acesso ao poder.
     
● Reafirmo: vamos se unir contra a Conterranofobia e vencê-la.
●  É nosso dever honrar a luta, e a memória de conterrânos como: Patativa do Assaré, Lampião, Antônio Conselheiro, Zumbi dos Palmares, Piragibe, Manu Ladino, Luiz Gonzaga, Padre Cicero Romão, Cara Preta e milhões de tantos outros Conterrânos que não se curvam perante a discriminação racial, e cultural, que até hoje procura nos enfraquecer e nos derrotar.
Preparem-se, e sejam fortes, pois o adversário é frio, covarde, e silencioso. E conta com a nossa desunião.

   LUCIO-X  O POETA DO CONTERRANISMO
      



                  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGEM

POSTAGEM

mensagem

mensagem